11 maio 2010

As viagens de Halliday, o físico maconheiro.

Quem estuda estuda Física ou possui alguma cadeira relacionada na sua faculdade certamente conhece os geniais livros de Física de Halliday/Resnick/Walker. São realmente excelentes livros por terem ótimas explicações teóricas e um número enooorme de exercícios. Mas o que realmente me intriga em seus livros é a criatividade desses caras na hora de escrever os exercícios. Em meio aos clássicos "um bloco de massa tal", "uma partícula com aceleração tal" ou "um corpo em queda livre", encontram-se verdadeiras pérolas didáticas:




















3 comentários:

Danilo Gomes disse...

Kra, isso q é professor chapado.

Anônimo disse...

Uma vez eu vi um sobre oscilações no livro 2, era tipo: "Você brinca com sua formiga Catarina em um varal de roupas, balançando-a para cima e para baixo..." o item a pedia para calcular alguma coisa, depois tinha o item b que dizia: "Catarina gosta da brincadeira e pede mais...."

Anônimo disse...

Essa obsessão por porcos em escorregas vem de um erro de digitação presente em um dos volumes. "A gora imagine um porco (corpo) rígido descendo um escorrega..." rs A partir disso passaram a brincar com os suínos. Uma outra que eu vi era numa questão de cinemática, que falava sobre dois trens se aproximando, ambos no mesmo trilho, e um passarinho ficava voando de um trem à outro. Aí na questão dizia: "Não nos pergunte por que o passarinho estava fazendo isso. Nós também não sabemos." rsrsrs